DOMAINE BOURDY

É possivelmente o produtor mais conhecido pelo mundo na região Jura, graças a Jean François Bourdy, que, desde cedo, andou pelo mundo a falar dos vinhos antigos do Domaine da família, seguindo as pisadas dos seus antepassados, que começaram a exportar vinho por volta de 1930.

  • O Domaine Bourdy foi criado em meados do ano 1500, mas apenas no início do século XIX começaram a engarrafar vinho.



  • Actualmente, o Domaine tem 10 hectares de vinhas - totalizado por dois terços de branco e um terço de tinto - e todas as vinhas ficam perto da adega em Arlay.

Curiosidades

Graças aos seus antepassados, têm hoje uma cave única no mundo, repleta de colheitas antigas, que François Bourdy começou a guardar desde 1896.
Hoje são compostos por uma equipa de cinco pessoas apaixonadas sempre em busca de “fazer melhor”.

  • Vinificação

    Desde 2006 a agricultura passou a ser biológica e biodinâmica; em 2010 receberam o certificado Demeter.
    Como em todas as gerações anteriores, Laura, filha de Jean François Bourdy, traz a sua "assinatura" e, assim, desde a colheita de 2018, criou uma gama de vinhos naturais.

DESCUBRA OS VINHOS DOMAINE BOURDY

LOJA
  • História

    Desde 1579 que a família cultiva as terras da região Jura para produzir vinhos tradicionais.
    Essa paixão foi passada de geração em geração e ainda os move.

    Depois do avô Jean e do pai Christian, foi Jean-François e Jean-Philippe que assumiram as rédeas do Domaine em 1990. Primeiro, aumentaram a superfície da vinha de 4 hectares para 10 hectares; depois decidiram converter toda a propriedade à viticultura biodinâmica e, por fim, desenvolveram a exportação de vinhos para todo o mundo. Em 2018, Laura volta ao Domaine, após várias experiências em França e no estrangeiro. Estudou enologia no Institut de la Vigne et du Vin Jules Guyot, em Dijon, enquanto, simultaneamente, aprendia ao lado do seu tio e do seu pai - “a ver e a fazer até acertar”, na vinha e na adega.


    Laura tomou as rédeas do Domaine em 2022, quando o adquiriu ao seu pai e ao seu tio, sendo a 16ª geração da família a produzir vinhos.